Eu acho que ficar em Valparaiso deve ser muito gostoso, pois a cidade é grande e me parece cheia de opções culturais. A Virginia diz que isso só funciona no meu imaginário e que a cidade deve ser morta nos dias normais. Ainda não tivemos oportunidade de ficar lá para conferir. Sei que o Hotel Brighton (que é um charme!) tem shows de jazz às sextas e sábados e, pelo que vimos em folhetos, no verão existem opções de festas mais voltadas para adolescentes, atendendo ao turismo. Mas nas duas vezes que fomos acabamos alugando um carro em Santiago e ficando um único dia em Valparaíso.
A vantagem é que vale a pena ficar com o carro por algum tempo em Santiago, principalmente para comprar vinhos no supermercado e ir para o aeroporto (vão cobrar uma taxa para que a entrega seja feita no aeroporto, mas é mais barata que o taxi).
Alugamos o carro na Piamonte. Era um Chery IQ1100. Parecia um carrinho de brinquedo e foi feito na China, mas nos levou à Isla Negra e Valparaíso a tempo de visitar os 2 museus do Neruda.
